0

Jack Bauer, Bush e eu...

Posted by Unknown on 07:14
O Bush andou dizendo que é favorável a tortura de prisioneiros em determinadas situações. Enfim, que os fins justificam os meios. Como muitos, a princípio, não gostei nem um pouco da declaração daquele indivíduo ignóbil. Aí, na semana passada iniciou a nova temporada da série 24 horas e, desta vez, Jack Bauer está sem a sua antiga UCT, fechada por adotar técnicas além do limite com seus inimigos capturados. Desta vez ajudando o FBI, Jack foi criticado por sua falta de limite para conseguir informações, confissões que necessita.
Enfim, descobri que concordo com o Bush em alguma coisa. Mas a questão sempre vai ser um pouco mais profunda. Acho que em muitas decisões, definições que são tomadas no mundo sempre incorremos numa coisa. Quanto se pode confiar naqueles a quem estamos dando certas liberdades? Entendo que, parando para pensar, a maioria entenderia como um meio para um determinado fim, digamos aceitável. Se você tem um terrorista na mão, treinado para não revelar segredos e com uma informação que pode evitar a morte de mil, cem, dez pessoas e você chega num ponto que vai ser necessário apelar para a violência, você não entenderia isto?
Mas todo mundo vai sempre lembrar que tornar isto algo dentro da lei vai fazer com que muitas vezes se abuse desta liberdade, se use a lei para algo que não precisava ir tão longe.
Muitas vezes eu ouvi aquele negócio do "não vai dar certo, não vai ser respeitado" como uma justificativa para não se fazer algo. Lembro lá da comunidade virtual onde eu brinco de cidadão livre. Em Icária, onde vivo virtualmente, somos anarquistas. Uma vez sugeri que precisavamos uma única lei em qualquer lugar, "a liberdade de cada um termina onde começa a do próximo". Não ouvi ninguém discordar disto. Mas foi unanime que não daria certo, pois seria desrespeitada a lei.
Infelizmente é verdade. Mas, digo, como está em meu orkut, esta é a minha lei básica que tento seguir até que sou barrado pelas leis dos homens.

fui...

Copyright © 2009 Falando Lobo da Estepe All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates